terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Robô inseto


Inseto robô

   Equipes de resgate humanas poderão ser precedidas por "batedores" robóticos em áreas de acidentes. Esta é a proposta de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Segundo eles, as equipes de pronto-atendimento poderão ser substituídas por robôs voadores, mais especificamente, por insetos ciborgues.
   Para que isso seja possível, Khalil Najafi e Erkan Aktakka estão desenvolvendo formas de fazer com que os próprios insetos gerem a eletricidade necessária para alimentar os circuitos eletrônicos que eles deverão carregar.
   "Com a colheita de energia, nós poderemos alimentar câmeras, microfones e outros sensores, além de equipamentos de comunicação, que o inseto poderá levar a bordo de uma pequena mochila," diz Najafi. Devidamente equipados, eles poderão ser postos para sobrevoar as áreas de acidente, fazendo levantamentos iniciais para auxiliar as equipes de resgate.



O movimento das asas do inseto pode gerar eletricidade suficiente
para alimentar pequenos dispositivos,
incluindo câmera, microfone e um sensor de gás.


Gerador piezoelétrico

   Haverá também uma bateria, mas a ideia é converter o calor do corpo do inseto e os seus movimentos em eletricidade, usando materiais piezoelétricos e termoelétricos. Os dois pesquisadores desenvolveram um nanogerador piezoelétrico em formato espiral, o que o torna capaz de maximizar a potência gerada por área.
   Embora ainda não tenha sido testado, as asas poderão ainda ser recobertas com células solares flexíveis, aumentando a geração de energia quando o inseto resolver descansar. Como a abordagem é bem menos frankensteiniana do que implantar um chip no cérebro de uma mariposa, não deverá ser difícil obter anuência dos órgãos de proteção aos animais.


Este é o primeiro exemplar do besouro ciborgue,
por enquanto apenas com os aparatos de geração de energia.



Atc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário