sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Abajur com LED

   Para aqueles que não querem deixar seu filhos pequenos no escuro e gostam de uma simples prática de eletrônica, segue um circuito simples para a elaboração de um abajur de LED.

Observações IMPORTANTES:

   É preciso tomar muito cuidado, isolando todas as partes expostas de fios e terminais de componentes. Como geralmente estes abajus ficam no quarto de crianças todo cuidade deve ser tomado.
   O consumo é extremamente baixo, muito menor que uma lampada fluorescente ou incandescente, mas o circuito é alimentado pela rede VCA (127 Vca), assim sendo todo cuidado é pouco.
   Funciona? Sim funciona! No quarto de minha filha tem um abajur com este circuito há 3 anos e nunca houveram problemas de aquecimento, curto-circuito nem nada disso.
   Se você quiser arriscar fazer tenha muito cuidado e lembre-se é por sua conta e risco! Se for executado com critério e atenção não tem como dar errado.
Lista de materiais:

01 LED (ou Super LED) da cor que quiser
01 Diodo retificador 1N4007
01 Resistor de 22K por 2 Watts (Vermelho, Vermelho, Laranja, Dourado - para redes de 127Vca)
01 Plug Tomada macho
01 metro de fio 1 mm2
Diversos: ferro de soldar, solda e vai por aí ...

Montagem:




 Atenção: 

 * Observar a posição do diodo (lado da "faixinha" - catodo)
 * Observar a posição do LED (ver artigo deste blog - Calculos para Utilizar LED's)

Onde montar

  Eu utilizei um cofrinho (nas lojas de R$ 1,99) de acrílico transparente (rosa). Aproveitei a tampinha do fundo colocando o circuito bem espaçado (sem risco de ocorrer curto-circuito) e preenchi tudo com cola quente.

Cuidados:

  Após montar e verificar que deu certo, feita a montagem final, sugiro deixar o circuito em funcionamento pelo menos umas 6 horas em um lugar onde não haja perigo de incêndios ou coisa parecida. Não havendo aquecimentos ou curto circuito depois deste tempo é só usar.
   Verifique o valor (cores) do resistor, pois se este for de valor diferente e muito baixo poderá haver um curto-circuito. Este resistor NECESSARIAMENTE tem que ser de 2Watts!

Mais uma vez!
   
   A não observância de todos estes cuidados pode ser desastrosa! E será por sua conta e risco. Só tente montar se você tiver certeza do que está fazendo.

Dúvidas, basta comentar.

Atc.

2 comentários:

  1. alguem sabe aonde que eu poderia fazer uma copia da chave de trava de guidão da virago 250? e para que serve a função lock ao lado da função de ignição da virago? obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Aladin,

    Basta levar a mot em um chaveiro de confiança, que ele retira o miolo da tranca e faz a chave para você. Quanto à função "lock", desliga a moto, mas deixa as luzes de lanterna acesas.

    Atc.

    ResponderExcluir