Esquema do diodo molecular
A molécula simétrica (acima) deixa a corrente passar nos dois sentidos, podendo funcionar como um resistor. A molécula assimétrica (embaixo) permite a passagem da corrente num único sentido, funcionando como um diodo molecular.[Imagem: Biodesign Institute at Arizona State University]
Eletrônica molecular
Pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, construíram um diodo molecular, um componente básico da eletrônica que demonstra as possibilidades reais da chamada eletrônica molecular, quando os componentes eletrônicos - diodos e transistores, por exemplo - poderão ser compostos por moléculas individuais, levando a miniaturização a um novo patamar.
O mesmo grupo de pesquisadores havia estabelecido os fundamentos para a construção de um diodo molecular em 2006. Agora eles conseguiram realizar o feito experimentalmente.
Diodos são componentes eletrônicos que permitem que a corrente elétrica flua em um sentido, mas não no sentido oposto. Eles são elementos críticos em virtualmente todos os circuitos eletrônicos, de simples eliminadores de pilhas até os mais modernos computadores. E, para se ter uma ideia da variedade de suas aplicações, basta lembrar que um LED é um diodo emissor de luz (LED: Light Emitting Diode).
matéria completa: Inovação Tecnológica
Nenhum comentário:
Postar um comentário